20110112

DUAS MORTES POR MENINGITE NA BAHIA EM 2011

Elaine Lima acompanhou a amiga Patrícia ao médico: "Ela já sentia dores de cabeça antes do Ano Novo"

Duas mortes por meningite meningocócica, a forma mais contagiosa da doença, foram confirmadas, nesta terça-feira, 11, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Uma criança de 2 anos, cujo nome não foi revelado, morreu no Hospital Santo Antônio. A outra vítima, uma mulher de 26 anos, foi levada com vida para o Hospital Couto Maia (HCM), mas não resistiu.
A vendedora ambulante Patrícia Alves Gomes morreu no domingo, dia 9, mas começou a sentir os sintomas muito antes. “Ela estava sentindo dores de cabeça antes do Ano-Novo. Na quinta-feira, foi para o posto de saúde de Pernambués, com dores na cabeça e nas pernas. Deram dipirona e ela voltou para casa”, contou a amiga Elaine Lima dos Santos, 24 anos, que morava com Patrícia e a acompanhou durante todo o atendimento médico.
Na madrugada de sexta, Patrícia sentiu náuseas e vomitou durante a madrugada. “Fomos para o HGE (Hospital Geral do Estado). Lá, ela fez alguns exames e os médicos disseram que ela deveria ir para o Hospital Couto Maia. Ela já tinha manchas pelo corpo”, completou a amiga.
No mesmo dia, já no HCM, Patrícia foi isolada num quarto, para que pudesse receber o atendimento especializado. Foi quando a mãe dela, Railda Alves Gomes, foi informada sobre a doença da filha. “Quando soube, ela já estava no hospital”, contou.
A amiga Elaine afirmou que os médicos pediram para que todos se afastassem. Em seguida, explicaram que se tratava de meningite meningocócica. “Não queriam nem que a gente entrasse no quarto”, relatou.
Segundo a Sesab, nenhuma das duas vítimas havia se vacinado contra a doença. Conforme dados da Secretaria, em 2010 foram contabilizados quase 1.300 casos de meningite no estado, com mais de 100 óbitos. No caso da doença meningocócica, os óbitos ultrapassaram 50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário