20110112

PRESOS PERDEM BENEFICÍO



A Juíza Ana Cláudia Souza, da Vara Crime de Valença revogou portaria que permitia aos presos do regime semi-aberto do presídio de Valença, ao direito a saídas temporárias nos finais de semana. Em entrevista ao repórter Ademilton ferreira da Rio Una FM, a diretora do presídio, Jamille Hage, disse que existem atualmente 48 presos que se enquadram no regime semi-aberto. A portaria, baixada pelo ex-juiz da Vara Crime de Valença Paulo Albiani em 2007, permitia que presos com bom comportamento saíssem aos sábados e retornassem no domingo. Segundo a diretora do presídio, alguns presos cumpriam as determinações de retornar, mas outros aproveitavam a saída para delinquir, e às vezes, retornavam através da polícia. Como a maioria dos crimes praticados pelos internos com direito a saídas temporárias era catalogada na Delegacia de Valença apenas como termo circunstanciado (infração de menor potencial ofensivo), eles voltavam a ter o direito a saídas nos finais de semana.
O Conjunto Penal de Valença tem capacidade para abrigar cerca de 270 detentos, procedentes de toda a região do Baixo Sul e outro município, inclusive Salvador. O presídio é monitorado por câmeras e possui área de lazer, escola com duas salas de aula, quadra de esportes (onde são organizados torneios) e oficinas de artesanato para a confecção de bolas de futebol e lembranças da cidade.
O presídio de Valença, construído em 2003, é pioneiro em uma nova gestão, onde o diretor, o vice-diretor e o chefe de segurança são escolhidos pelo Governo do Estado e ficam sob sua responsabilidade, e a administração (incluindo serviços e demais funcionários) é feita por empresas particulares, que cuidam do fornecimento de alimentação, vestuário, material de higiene e assistências médica, psicológica e jurídica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário