20110228

DICA DE SAÚDE: ALIMENTAÇÃO PARA O FOLIÃO DO CARNAVAL


Katiúscia C. Argôlo
Nutricionista
CRN5: 3354/P
(73)9935-9091 ou 8811-2161


A Nutricionista Katiúscia Costa Argôlo traz mais uma dica de saúde.
Antes de começar a seguir o trio elétrico, vamos preparar a nossa alimentação? Neste período festivo muitos foliões esquecem que uma boa alimentação vai ajudá-lo na “maratona”. Para ter pique, boa forma e disposição durante os dias de folia, é importante manter uma alimentação saudável e balanceada.
ü Faça refeições de pequenos volumes, mas sempre evitando ficar mais de 3 horas sem se alimentar. Ficar em jejum ou com uma alimentação insuficiente pode causar danos à saúde.
ü Essa semana que antecede ao carnaval alimente-se com frutas, verduras, carboidratos integrais, leite e seus derivados desnatados e carnes magras.
ü Evitar os alimentos ricos em gorduras, pois eles dificultam a disgetão e surgirá a sensação de cansaço e sonolência.
ü Evitar bebida alcoólica quando estiver com estomago vazio.
ü Tenha sempre em mãos uma barra de cereal pois (possuem carboidratos, fibras,vitaminas e sais minerais que ajudam a equilibrar o organismo) ou bebida isotônica (ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção). Além de hidratar e refrescar o corpo ajuda a repor os sais minerais perdidos pelo suor.

Muita cautela na hora da refeição fora de casa, observe se o local está limpo, é muito comum que neste período que os foliões sejam contaminadas por bactérias que causam a infecção intestinal devido ao processamento ou armazenamento inadequado dos alimentos.

Beba bastante líquido! Água mineral, água de coco e sucos de frutas naturais bem gelados são opções para refrescar e hidratar. Os sucos naturias também são uma boa opção para recuperar as vitaminas e sais minerias.
E como a maoiria dos foliões não dispensam uma bebida alcoólica, vaí aí uma dica para evitar a embriaguez e a temida ressaca. Além da alimentação beba bastante água durante o carnaval. A água também vai evitar a típica desidratação do verão.

Bom carnaval!






Nenhum comentário:

Postar um comentário