20110221

DICA DE SAÚDE: Ingestão Hídrica

 
Katiúscia Costa Argôlo
Nutricionista
CRN5 3354/P
 
A ingestão da água é controlada pela sensação de sede. Essa sensação de sede cessa quando há o contato da água na mucosa oral, e quando essa necessidade não é satisfeita a sensação de saciedade persiste por 5 minutos. A média de ingestão de água é de 1,5 a 3,0L, é eliminada pela urina, fezes e transpiração. A regulação se dá pelo trato grasintestinal, rins e cerébro.
A água é a substância mais abundante do organismo humano, indispensável a vida, constituindo um nutriente essencial, cerca de 60 a 70% do peso corporal do adulto é água.
Vale ressaltar que um individuo que tem o organismo hidratado, o mesmo possui o metabolismo ativo, sendo assim contribuindo no processo de emagrecimento e ajuda o intestino a funcionar corretamente, evitando a constipação intestinal. Além de melhorar a função intestinal, a ingetão diária de água ajuda a melhorar a pele unhas e cabelos, e não devemos esquecer durante a atividade fisica, seja uma caminhada, musculação, dança  ou qualquer outra modalidade a ingestão de água evita caimbras ou contusões.
Você pode também observar sua urina, pois é o parametro para sabermos se a ingestão está adequada: se a quantidade for insuficiente, a urina é mais concentrada, coloração amarela mais acentuada e odor forte. Atenção! Em casos de suor excessivo, queimaduras solares,         presença de febre, vômito ou diarréia as necessidades de água estão mais elevadas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário