20110216

VALENÇA: PROFESSORES DECRETAM GREVE


Os profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Valença declararam greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (15), condicionando o retorno ao trabalho somente após o envio do Plano de Cargos e Salários da classe para ser apreciado e votado pela Câmara de Vereadores. O prefeito Ramiro Campelo (PR) colocou na rua carros de som e enviou nota à imprensa exigindo a presença dos trabalhadores nas escolas sob pena de "sofrerem as penalidades cabíveis".
Reunidos hoje durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, os profissionais da Educação aguardavam o envio, do projeto através do Executivo, para que os vereadores pudessem analisar e votar. Segundo Salete Lucena, Diretora da APLB Sindicato de Valença, a greve abrange todos os profissionais da Educação e não somente os professores. O Plano, elaborado pela APLB contempla professores, porteiros, merendeiras, faxineiras etc.
O prefeito Ramiro Campelo diz que a greve é política; foi surpreendido pelo movimento e que a Prefeitura tem cumprido, a risca, tudo o que determina o atual Plano de Cargos e Salários dos Professores, inclusive pagando rigorosamente em dia os seus salários.
Enquanto isso, pelo menos quinze escolas, segundo a APLB não têm condições de receber os alunos devido às reformas que se fazem necessários ainda não terem sido concluídas. O próprio gestor municipal alertou que algumas escolas só estariam em condições de receber alunos no mês de março, haja vista que por questão legal, as licitações demoraram de acontecer.
Salete Lucena declarou que a categoria está esperando pacientemente que o prefeito envie o Plano para a Câmara, mas, segundo ela, o prefeito Ramiro Campelo não atendeu os apelos dos educadores e nem abre uma linha de diálogo com a categoria.
Uma nova rodada de discussões está prevista para acontecer amanhã entra a APLB Sindicato e uma comissão formada por professores, vereadores e o Conselho Municipal de Educação, visando esclarecer alguns pontos polêmicos do Projeto. Independente do resultado, a APLB bate pé firme que os professores só retornam ao trabalho após o envio do Plano de Cargos e Salários para a Câmara de Vereadores.

FONTE E FOTO P.BAIXO SUL


Um comentário: