20110517

DICA DE SAÚDE COM A NUTRICIONISTA KATIÚSCIA COSTA ARGÔLO



DIETA DA MODA

Com certeza você já deve ter ouvido falar ou até mesmo já fez alguma dessas dietas que prometem uma perda de peso rápida, as famosas dietas da moda, você conhece as consequências delas?
A quantidade recomendada para um individuo perder peso é de 1kg por semana, equivalente a 4 kg por mês, já com as dietas da moda perde peso mais rápido, por isso existe tantos adeptos.
Mas os indivíduos que seguem uma dessas dietas, com consumo restrito ou exagerado de nutrientes, apenas só conseguem fazer com que o corpo elimine água e massa muscular, com isso pensam que emagreceu e conseqüentemente voltam a seguir sua alimentação de antes, sem horários corretos para realizar as refeições. Como não existe um balanceamento na alimentação, o resultado é recuperar o peso perdido, podendo inclusive, ganhar ainda mais.
São várias dessas dietas vinculadas pela internet e revistas femininas, mas os riscos a saúde esses não são divulgados. De modo geral, as dietas milagrosas restrigem o consumo de alguns grupos alimentares, ou o consumo excessivo de um determinado macronutriente (carboidrato, proteína, gordura) ou micronutriente (vitaminas e sais minerais). Conheça um pouco de cada um deles:
·        Os carboidratos são fonte de energia para a maioria das células do corpo. Quando consumido em quantidade suficiente, em torno de 50% a 65 % da alimentação, os carboidratos poupam a protéina da funçao energetica, mantendo a função de construção de tecidos. Quando há baixo consumo desse macronutriente pode causar dores de cabeça, fraqueza, indisposição e cansaço. Fontes alimentares: massas, raízes, pães, açúcar...
·        As protéinas tem a função de formar tecidos, constituindo o esqueleto das células. Essencial para o crescimento, reparo e manutenção do tecido corporal (os musculos, ossos, pele, tendões, orgãos internos). Sua deficiência ocasiona o emagrecimento, anemia e hipoproteinemia. Em crianças parada de crescimento, diarréia, esteatose hepática, alterações nos cabelos. Seu excesso: alterações renais e cardiovasculares. Fontes alimentares: de origem animal: carnes em geral, leite e seus derivados (exceto manteiga) e ovos. De origem vegetal leguminosas (feijão,lentilhas, soja, grão de bico) cereais ( arroz, trigo, milho).
-         Os lipideos tem a função de transportar as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), melhorar a palatabilidade dos alimentos, aumentar o tempo de digestão, fornecer ácidos graxos essenciais , agir como isolante térmico, proteger e dar sustentação aos órgãos internos. A carência não chega a causar lesões cutâneas, podendo, no máximo, haver alterações na quantidade de ácidos graxos no plasma sangüíneo. Já o seu excesso ocasiona aumento do colesterol: o excesso de gorduras saturadas provocando arteriosclerose, diarréia – como conseqüência do cansativo trabalho que as gorduras exigem do aparelho digestivo e o aumento de peso do corpo, o que sobrecarrega o coração e outros órgãos. Fontes alimentares gordura vegetal: Predomínio de ácidos graxos insaturados: óleos vegetais, margarinas, castanhas, amendoim e amêndoas gordura animal: Predomínio de ácidos graxos saturados: bacon, toucinho, carnes gordas, manteiga, gordura do leite, gema de ovo.
·         São pelo menos 13 vitaminas (vitmainas A, D, E, K, B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12 e C). Consideradas nutrientes essenciais, elas são eficazes para a manutenção do metabolismo normal, desempenhando funções fisiologicas, principalmente porque podem evitar doenças. Cada vitamina tem um papel fundamental no nosso organismo e a carência deles acarreta numa baixa imunidade que conseqüentemente pode surgir alguma doença
·        Já os minerais possui participação na formação de ossos e dentes, formação do pigmento vermelho do sangue, formação dos hormônios da glândula tireóide.
Para conseguir uma boa condição física e bom estado geral de saúde é necessário persistência e realizar uma alimentação balanceada na porção ideal, juntamente, é claro com atividade fisica.


Katiúscia Costa Argôlo
Nutricionista
CRN5 3354/P
(73) 99359091

Nenhum comentário:

Postar um comentário