20110520

Oxi: que droga é essa?


Se você ainda não conhece a droga oxi, deve ouvir sobre o assunto em um futuro próximo. Vinda da Bolívia e Peru, a droga entrou no Brasil pelo Acre e tem se espalhado pelo país.
O crack e o oxi são muito parecidos, o que pode confundir tanto quem apreende as drogas, como quem consome. Mas a nova droga é mais potente, mais perigosa, mais letal e mais barata que o crack, que é altamente prejudicial.
O nome vem da abreviação de oxidado, já que a substância base (pasta de cocaína) passa pelo processo de oxidação. A mistura final contém querosene ou gasolina, cal e permanganato de potássio. A pedra de oxi tem sido vendida a R$ 2 reais, quatro vezes mais barata que o crack.
Raio-X da droga
- O nome vem de oxidado
- Mistura de base de cocaína, querosene ou gasolina, cal e permanganato de potássio
- É mais letal que o crack
- Assim como o crack, o oxi é uma pedra fumada em cachimbo
- A droga veio da Bolívia e Peru e migrou para outras áreas
- É mais potente, mais barato, mais letal e mais perigoso que o crack
- O derivado tem o poder de dependência no primeiro uso
Usuários têm dores de cabeça, dores abdominais, diarreia constante e vômito. Pelo menos, 30% dos usuários do oxi acabam morrendo ao ano, segundo informações do Denarc.
Efeitos Crack e Oxi
Os efeitos alucinógenos são os mesmos provocados pelo crack. As duas drogas aumentam as chances de infarto e comprometem, a longo prazo, o sistema respiratório. O Oxi ainda é prejudicial ao fígado e rins por conter gasolina na composição. Os efeitos são devastadores: a memória, concentração e autocontrole também são prejudicados.

*Com informações da ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário