20121022

5 dicas para diminuir a ansiedade do concurso




Não é incomum que concurseiros fiquem ansiosos e, por que não dizer, desesperados com a proximidade do concurso que pretende realizar. Embora seja um sentimento natural, é preciso cuidar para que não haja prejuízo nos estudos e até no dia de realização das provas, momento que exige paciência e muita concentração. Na jornada de preparação a motivação pode chegar a extremos positivos e negativos, arriscando a racionalidade necessária a este tipo de contexto.

Nós preparamos para os concurseiros policiais cinco dicas essenciais para evitar esta ansiedade, deixando nossos leitores candidatos mais próximos do comportamento ideal que leva à aprovação:

Não inveje a concorrência

Basta um amigo que irá fazer o mesmo concurso que você se exibir um pouco, mostrando conhecimento em um ou outro assunto, ou mesmo dizendo que estuda muitas horas por dia para o desespero se instalar: logo o candidato se sente distante dos concorrentes, se desmotiva e acha que seu esforço tem sido em vão. É importante fugir deste tipo de relação, já que não se pode comparar antecipadamente pessoas diferentes. Ter propriedade de um assunto não faz ninguém aprovado, tampouco estudar muitas horas por dia. Fatores como a qualidade do estudo, o conhecimento no amplo conteúdo programático do concurso e até a capacidade de concentração e paciência no dia da prova influenciam no resultado final. Por isso, nada de desespero nem comparações infundadas…

Desconsidere as cobranças sociais

É comum que familiares, amigos e conhecidos dos concurseiros tenham mais expectativa do que o próprio candidato em relação ao desempenho no concurso. A conhecida pergunta “como foram as provas?” costuma deixar o candidato ansioso pela aprovação, e o respectivo medo da reprovação. Ignorar estas “cobranças” é fundamental: ninguém sabe melhor o tempo e as medidas necessárias para conseguir seus objetivos do que você mesmo. Levar em conta o tempo dos outros é abdicar de suas próprias necessidades e qualidades.

Resista às tentações

Festas, noitadas e atitudes que prejudiquem o seu planejamento de estudo costumam ter como consequência uma espécie de ressaca moral: o candidato geralmente se arrepende do exagero e passa a tomar medidas extremas para retomar o tempo perdido. A verdade é que nenhum tempo pode ser recuperado: ser disciplinado e rigoroso em relação ao seu objetivo é fundamental. Isto, naturalmente não o fará um robô, como apontamos na dica abaixo…

Tente relaxar…

Se você não pode aderir a atitudes irresponsáveis, também é perigoso se tornar um “concurseiro maníaco”. Há atividades que geram distração e relaxamento sem necessariamente incomodar a rotina de estudos. Ao contrário: se divertir é um imperativo para quem quer ter qualidade de leitura e exercício intelectual. Atividades culturais e pequenas viagens são bem indicadas para isto.

Analise o concurso economicamente

O brasileiro tem pouco conhecimento do conceito de “juros”. Este conceito econômico nada mais é que o preço a pagar por desgastes ou procedimentos não naturais. Quando se quer antecipar o salário que naturalmente o trabalhador receberia no final do mês, é preciso pagar os juros, deixando consequentemente o salário menor. Da mesma forma, quando o candidato se dispõe a dar prioridade a outras atividades que não o estudo, deverá pagar por isto – geralmente com tempo. Outro conceito fundamental para se aprender é o de meta, que pode reduzir a ansiedade, já que pressupõe um ponto no horizonte para que o candidato alcance. Analisar o concurso economicamente é racionalizar suas práticas e intenções, fazendo com que o sentimento se envolva o mínimo possível em suas ambições.



(Abordagem Policial - Danilo Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário