A Dra. Ana Paula Fundae, fonoaudióloga da CLINOS de Santo Antônio de Jesus, participou do programa Levante a Voz comentando a respeito da atuação da fonoaudiologia na terapia aos distúrbios de linguagem, tanto em pessoas que foram vítimas de acidentes que perturbem a fala como AVCs, derrames e outros – até distúrbios de linguagem escrita, como dislexia, atuando em conjunto com dentistas, em casos de pessoas com dificuldade para se expressar devido ao uso de aparelhos odontológicos e ainda em caso de tratamento otorrínico, atendendo a pessoas com problema de tontura ligado a labirintite, por exemplo.
A médica lembrou que a fonoaudiologia também é importante na readequação das crianças que tem dificuldade na aprendizagem devido à dislexia: ” Certas crianças tem dificuldade a associar o símbolo ao som e é aí que entra em cena o profissional fonoaudiólogo”, disse ela.
Ainda nos casos de crianças que falam errado e os pais acham bonitinho, levando na brincadeira ela chamou a atenção para que os pais observem, dizendo que é razoável atualmente que crianças falem trocando as letras até cerca dos quatro anos. ” Os adultos não devem falar errado na frente da criança para não dar esse modelo errado para seus filhos”, alertou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário